Quantidade de Páginas visitadas

SAEP avalia alunos do Colégio José Alfredo





A Secretaria de Estado da Educação fez nesta terça-feira (16) a segunda prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná (Saep). O sistema serve para medir a aprendizagem dos estudantes, na formulação de ações de educação e para subsidiar os professores na prática docente.

A nova avaliação foi aplicada em todas as escolas da rede estadual de educação, para cerca de 300 mil alunos do 6º ano do ensino fundamental (antiga 5ª série) e do 1º ano do ensino médio.

Os estudantes responderam 26 questões objetivas da disciplina de matemática e outras 26 de português.

No Colégio Estadual José Alfredo de Almeida de Mariluz a prova foi aplicada a aproximadamente 160 alunos dos primeiros anos do Ensino Médio e Formação de Docentes. O diretor Eduardo Henrique de Oliveira contou que houve a colaboração e o empenho de todos os estudantes para a realização da prova e espera que a Escola tenha um bom resultado na avaliação estadual. 

Parte do texto foi adaptado do Portal Dia a Dia Educação.

Formatura do CELEM 2012

Professora Anna Luíza, de Mariluz, realiza Formatura da 1ª turma do Curso de Celem – Espanhol do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida.




No dia 19 de dezembro de 2012 a Professora de Línguas Anna Luíza junto com a Direção do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, de Mariluz, Noroeste do Paraná, realizou a Formatura da 1ª turma do curso CELEM – ESPANHOL.

De acordo com a Professora, o objetivo do curso é mostrar aos alunos a importância de aprender a Língua Espanhola no mundo hoje, proporcionando aos alunos a comunicação na língua estudada.

Leia mais...

CENTENÁRIO HELENA KO0LODY

A Poesia Encanta a Alma









 Os alunos do Curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida de Mariluz,realizaram um dia de Poesia em comemoração do Centenário Helena Kolody.

O trabalho e a criatividade do aluno Tarley do 3º B Técnico em Informática que reproduziu em pintura grafit o retrato da Poetisa (imagem acima), foi muito elogiado.



Houve diversas atividades: 



- Apresentação da biografia da autora 





- Declamação de poesias



 



- Exposição de livros confeccionados em tecidos com poemas e ilustrações











Projeto: Conhecendo o Universo da Química




O Colégio José Alfredo de Almeida disponibiliza aos seus alunos algumas atividades no contra turno, como por exemplo, o projeto “Conhecendo o Universo da Química” orientado pelos professores Cleiton e Renata. O objetivo do projeto é estimular nos alunos o caráter científico e crítico, através da problematização e da investigação, partindo de atividades experimentais e da contextualização de problemas cotidianos.

Uma das atividades desenvolvida pelo projeto neste ano foi a fabricação de produtos de limpeza como: detergente, sabonete líquido e amaciante. Partindo desta aula prática e com o intuito de aproximar de mostrar à comunidade as atividades do colégio, os alunos prepararam amostras dos produtos, entregando-os aos pais e responsáveis que visitaram a escola no dia 09/05 na reunião com entrega dos boletins escolares. Estas e outras novidades têm mostrado resultados positivos devido a parceria entre professores, equipe pedagógica e direção que se mostram prestativos ao projeto.



Mais fotos...




Reunião com entrega de notas




Na noite desta quarta-feira (09/05), ocorreu a reunião de entrega de notas referente ao 1º Bimestre de 2012. O diretor Eduardo aproveitou a oportunidade e convidou a comunidade escolar para uma reunião. Na oportunidade o diretor falou sobre alguns problemas de organização e indisciplina dos alunos e pediu aos pais a colaboração para a solução dessas dificuldades. Ressaltou a importância do envolvimento dos pais na educação dos filhos através do acompanhamento em casa e de visitas periódicas à escola. Os representantes do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária estiveram presentes e explicaram a importância de seu trabalho junto à comunidade escolar, levando em consideração que estão iniciando suas atividades em Mariluz. Durante a programação os alunos do curso Formação Docente fizeram uma bela homenagem ao dia das mães que emocionou a muitos. Houve também a entrega de medalhas para os alunos através do projeto "Bom de Nota", que premia três alunos de cada sala com melhores médias no Bimestre. E para encerrar houve sorteio de brindes. O diretor Eduardo aprovou o resultado: “Ficamos satisfeitos, pois muitos pais vieram à reunião, isso demonstra o interesse na vida escolar do seu filho.”

Clique para visualizar as fotos do evento.



Escolas de Mariluz são contempladas com Patrulha Escolar Comunitária



Os Colégios Estaduais José Alfredo de Almeida e Dom Bosco terão a assessoria da Patrulha Escolar Comunitária na segurança das escolas. A Polícia Militar de Cruzeiro do Oeste atenderá os estabelecimentos e auxiliará na prevenção e em eventuais problemas que ocorrerem aos arredores das escolas. "É uma grande conquista esta parceria que beneficia todos da comunidade escolar: pais, professores, alunos e funcionários", ressalta o Diretor Eduardo.

Saiba mais...

 

Patrulha Escolar realiza palestra na Escola



Nos dias 20 e 21 de março o Colégio Estadual José Alfredo de Almeida recebeu a Patrulha Escolar para a realização de palestras com os alunos do período da manhã e noite.
Professora de Mariluz realiza Viagem de Intercâmbio Cultural em Assunção, Paraguai, com alunos do CELEM.



Nos dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro de 2011 a Professora de Línguas Anna Luíza Leme Calgaro da Fonseca, de Mariluz, Noroeste do Paraná, realizou uma viagem de intercâmbio cultural em Asunción, com a turma do Celem – Espanhol do Colégio Estadual José Alfredo de Almeida.

De acordo com a Professora, o objetivo é fazer os alunos terem contato direto com a cultura e a língua estudada, conhecer um pouco da história do Paraguai possibilitando a eles a comunicação em Língua Espanhola.
Para a realização da viagem a Professora contou com a ajuda dos pais, equipe pedagógica do Colégio e com a Hispano de Toledo.

No itinerário do passeio estava uma visita completa pelo centro histórico da capital, arquitetura, arte, culinária, visitamos também Luque, que é uma cidade histórica, conhecemos o artesanato de Areguá e o Lago do Yparacaí.

É interessante ressaltar que neste passeio os alunos tiveram contato com pessoas que falam a língua estudada, e isso é muito importante, já que este ano a Professora Anna Luíza conheceu a cultura de 05 países de Língua Espanhola, e a cada viagem diz que tem certeza do quanto se aprimora o conhecimento da Língua.

Segundo a Professora Anna Luíza, os alunos lembram entusiasmados dos progressos feitos, das palavras novas aprendidas, das descobertas sobre a capital Paraguaia. A experiência é simplesmente ótima, os alunos se transformam após esta viagem, diz a professora. Além disso, o mais importante é o resultado, porque os alunos jamais esquecerão o que aprenderam lá e isso é uma forma de conquistar adeptos da Língua Espanhola para toda a vida.



Brincando com a Tecnologia



Na tarde de quarta-feira (20/04), nas dependências da Escola Municipal Rural Augusta Gutierrez Lopes, aconteceu o Projeto Brincando com a Tecnologia, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Mariluz em conjunto com o Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, projeto este que visa oportunizar aos alunos dos cursos Formação de Docentes e Técnicos em Informática colocarem em prática o conhecimento adquirido, bem como propiciar aos educadores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental da Escola Rural Municipal Augusta Gutierrez Lopes Distrito de São Luiz, os benefícios da utilização da tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem. Neste dia as crianças puderam ter acesso a jogos de computadores, sala de dança, cinema, jogos livres, teatro de fantoches e ainda brincadeiras lúdicas, sem contar que no pátio da escola ainda contava-se com a Rádio Brincando, que animou toda o dia de execução do projeto. A Prefeitura Municipal, juntamente com o Colégio Estadual José Alfredo de Almeida, agradece a todos os professores e alunos envolvidos na realização deste projeto.




Veja mais - Dia a Dia...

Veja as fotos...

Veja o vídeo...
Dicas para utilizar a TV Pendrive
Vídeo que mostra algumas orientações na utilização da TV Multimídia.





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito